Foto: Blog Apaixonado por Bike
Após
as primeiras adequações e uma série de inovações
técnicas nas bicicletaspara adequá-las as necessidades radicais
do MTB em meados de 1977, quando surgiram os quadros especialmente
manufaturados, e com a primeira bike a ser produzida em série no mundo,
em 1980, a quantidade de adeptos desse esporte aumentou
significativamente em número e tamanho.Com perspectivas agigantadas, aos poucos alguns grupos de praticantes começaram a organizar provas, e uma das primeiras competições da modalidade (de que se tem registro) foi o Repack Downhill, um tipo de downhillrealizado aos finais de semana na famosa, e considerada mola propulsora do esporte, Mount Tamalpais, localizada na Califórnia.
Em 1882 na Europa foi constituída a International Cyclist Association e teve sua sede em Londres, agrupando as Federações Nacionais, dos Estados Unidos, Bélgica, França, Canadá, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Itália. Um dos primeiros atos da ICA foi a criação dos primeiros campeonatos do Mundo, substituindo as provas até então promovidas por entidades particulares.
Porém, somente em 1886, graças a alguns ingleses, foram organizados os primeiros campeonatos mundiais, com boa consistência e organização mais séria, na cidade de Leicester.
Em 1898, a bicicleta chega ao Brasil vinda da Europa. No entanto, o MTB tem suaprimeira prova brasileira somente em 1988, no Rio de Janeiro.
Em 1893 devido a uma polêmica com os órgãos italianos, se fez nascer, dois anos mais tarde, a atual UCI, União Ciclística Internacional. Foi através dessa organização que o ciclismo se constituiu como esporte e avançou ainda mais até o cenário atual.
As inovações seguintes e os principais atletas que marcaram a modalidade você confere nas próximas postagens do blog. Não deixe de acompanhar. Cada detalhe desse esporte o torna ainda mais apaixonante!
Imagens: reprodução
Revista Bicicleta